Apoio Psicológico

 

Relações interpessoais: como fazer isso dar certo?

Venha debater sobre esse tema nesse grupo de Sociodrama voltado para a promoção da saúde das relações no âmbito da comunidade universitária.
O grupo tem o objetivo de compartilhar experiências e trabalhar o desenvolvimento dos papéis sociais e da saúde coletiva, em 10 encontros. É uma ação organizada pela CoAP/DASU/DAC com o apoio da Associação Brasiliense de Psicodrama (ABP).

  • Público-alvo: aberto a toda comunidade da UnB
  • Inicio: 06 de abril de 2022, quartas-feiras, 16h.
  • Inscrições encerradas.

 

Masculinidade(s) em conversa

Roda de conversa, partilha e discussão do tema “masculinidade” com o público  da UnB. A atividade é promovida pela Diretoria de Atenção à Saúde Universitária (DASU) e pela Coordenação de Articulação de  Redes para prevenção e promoção de Saúde (CoRedes). 

  • Público-alvo: Comunidade interna e externa
  • Inscrições encerradas.

 

Vozes LGBTQIA+: Atendimento Psicológico em Grupo

Vozes LGBTQIA+ é um espaço de acolhimento, aceitação e escuta ativa, gratuita, realizada por profissionais da rede interna, sobre situações e preocupações que geram sofrimento psíquico para a população LGBTQIA+. Esse atendimento será em grupo e facilitado pela psicóloga Isabel Amora (CRP 8832/1).

Encontros às sextas-feiras, das 9h30 às 11h30. Início em 10/06/2022.

  • Público-alvo: Comunidade Universitária de Brasília

  • Inscrição: Clique aqui e preencha o formulário

  

Atendimento Psicológico/Psicossocial On-line, em grupo ou individual  

O atendimento psicológico/psicossocial online é uma escuta ativa, gratuita, realizada por profissionais da rede interna ou externa sobres situações e preocupações que geram sofrimento psíquico decorrentes do distanciamento social, isolamento ou da quarentena. Esse atendimento poderá ser em grupo ou individual a depender da demanda.  O atendimento psicológico/psicossocial online e gratuito é ainda disponibilizado na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a comunidade surda da UnB. O apoio psicológico/psicossocial é também ofertado aos estudantes indígenas da UnB por profissionais com experiência e conhecimento sobre as vulnerabilidades psicossociais vivenciadas pela comunidade indígena.

  • Público-alvo: Estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília
  • O acolhimento consiste em uma primeira escuta para avaliação da demanda e pode ser solicitado no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Terapia Comunitária On-line

A Terapia Comunitária online é um espaço de partilha das experiências de vida e aborda os problemas, as dificuldades, as superações e as potencialidades das pessoas, valorizando o protagonismo de cada indivíduo no enfrentamento às queixas apresentadas.

Os encontros ocorrem semanalmente nas sextas-feiras às 15h, e quinzenalmente nas terças-feiras às 14h, sendo os encontros de todos os horários na modalidade remota enquanto durar o estado de emergência em saúde pública no Distrito Federal e no Brasil.

  • Público-alvo: Aberto a toda comunidade universitária, bem como comunidade externa à UnB
  • Inscrição: Clique aqui e preencha o formulário

 

Terapia de Família 

A Terapia de Família gratuita está aberta aos membros da comunidade universitária da UnB que tenham interesse em trabalhar suas questões junto a sua família.
Esta é uma ação organizada pela CoAP/DASU/DAC/UnB em parceria com o Instituto de Ensino, Extensão e Pesquisa - APRENDER VIVO.
A proposta desta ação é buscar um espaço terapêutico para famílias que querem construir novas possibilidades de relacionamento e trocas que asseguram novos recursos para a valorização da convivência e da conversação transformadora.

A Terapia será dirigida por dois terapeutas em formação pelo instituto APRENDER VIVO, tendo a professora Marlene Marra como supervisora.
O atendimento é online a depender do combinado entre a família e os terapeutas.

  • Público-alvo: Comunidade universitária de Brasília
  • Inscrições: Vagas esgotadas

 

 

Terapia de Família
A terapia de família está aberta a todos da comunidade universitária da UnB que tenham interesse em trabalhar suas questões junto a sua família. A terapia será dirigida por dois terapeutas em formação pelo INTERPSI - Instituto de Pesquisa e Intervenção Psicossocial, tendo a professora Eveline Ramos como supervisora.

O atendimento é on-line a depender do combinado entre a família e os terapeutas, seguindo as orientações de segurança em razão da pandemia. Garantimos o sigilo das informações. Qualquer dúvida sobre o funcionamento desta terapia entre em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

  • Público-alvo: Comunidade universitária de Brasília
  • Inscrições encerradas

 

Promoção da Saúde

 

Xô-stress!

Essa é uma atividade oferecida pela professora Elisabeth Ferroni da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Coordenação de Articulação de Redes para Prevenção e Promoção da Saúde (Coredes) da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (DASU) e com a Universidade Internacional da Paz (Unipaz).

Visa à redução do estresse e da ansiedade por meio da prática de técnicas de meditação e de relaxamento. A cada encontro serão praticadas técnicas diferentes e complementares. 

Os encontros ocorrem às segundas-feiras das 19h às 20h, na modalidade remota, pela plataforma Zoom.

  • Público-alvo: Aberto a toda comunidade da UnB, bem como a toda a comunidade externa à universidade.
  • Inscrições encerradas. 

 

 

Automassagem On-line

Parceria entre a SES/DF, GERPIS, CERPIS e CAPS II Riacho Fundo, a automassagem é uma prática corporal milenar da Medicina Tradicional Chinesa. O contato com o próprio corpo e a intenção de cura é um caminho de autocuidado e autoconhecimento. Busca a harmoniosa conexão entre corpo e o espírito com a natureza. Inclui a prática do cultivo da energia vital (Qi Gong) nos canais e pontos energéticos do corpo, os mesmos da acupuntura.  Ainda, promove a circulação sanguínea, relaxa às tensões do corpo, melhora o sono, alivia dores articulares, traz disposição, equilíbrio interno e serenidade.

Facilitadores: Dr. Marcos Freire e convidados

Parceria do CERPIS/ Planaltina/DF(Centro de Práticas Integrativas) com a equipe do CAPS/RF/SES/DF (Terapeutas: Cássia Maria e Maria Angélica).

A atividade ocorre toda quinta-feira às 09h, na modalidade remota.

  • Público-alvo: Aberto a toda a comunidade universitária da UnB, bem como externa
  • Inscrições: Sem inscrições prévias. Basta entrar na reunião do aplicativo ZOOM: https://us02web.zoom.us/j/2295469290
    ID: 2295469290
    Senha: eu
Observação:
Durante a prática, mantenha o seu microfone desligado e a sua câmera ligada (se possível).

  

 

Atividades realizadas em 2021 

 

Espaços que Acolhem
O projeto “Espaços que Acolhem” é realizado pelos bolsistas da CoEduca, do Projeto Acolhimento do Campus Darcy Ribeiro, pertencentes aos cursos de geografia, serviço social, ciências sociais e relações internacionais e tem como proposta entender o espaço que vivemos, seus aspectos subjetivos e identitários. No projeto, colocamos em pauta a valorização das interações com o espaço, atentando-nos às modificações nos ambientes, tornando-os mais aconchegantes, mais específicos, mais afetivos e, repletos de valores e de significações. No contexto das ações do isolamento social em função da pandemia, o projeto tem sido realizado nas redes sociais, via instagram da Coeduca (@coeducaunb), e convida estudante, docente, servidor (a) técnico-administrativo (a) e terceirizado (a) da UnB a partilhar conosco as interações com o espaço ou os espaços onde tem passado a quarentena.

 

 

Espaço CoEduca
Comemoramos com vocês a feliz experiência do Espaço CoEduca!
Ele é um lugar onde brincamos, falamos de nossa condição de mulheres cientistas na pandemia, planejamos nosso tempo e rotina, compartilhamos práticas educativas inspiradoras e refletimos sobre currículo, diversidade e autoinscrição. Muita coisa legal e importante pro nosso ser UnB!
Comemoramos a recém-criada logo do Espaço CoEduca, produzida pelas bolsistas da CoEduca Isabella e Thaynara. A logo foi acompanhada por uma poesia linda, escrita pela Isabella.
 Vamos participar?  #espacocoeduca

  • Público-alvo: Aberto a toda a comunidade universitária. 

 

 

Vínculos e Reflexões: Grupo para pessoas em luto pela perda de familiares vítimas da COVID-19

Vínculos e Reflexões é um grupo online e gratuito para pessoas que perderam entes queridos em decorrência da COVID-19. Através de 6 encontros virtuais mediados por psicólogos, busca-se promover um espaço de acolhimento para a dor decorrente da perda, bem como de reflexões acerca das memórias de quem se foi e da história de quem aqui permanece. Os grupos terão início na semana de 5 de abril e ocorrerão via plataforma Google Meet, com vagas limitadas a 15 pessoas por grupo.
Serão ofertados 4 grupos: 

Segundas-feiras de 09h30 às 11h30;
Segundas-feiras de 16h00 às 18h00;
Quartas-feiras de 19h30 às 21h30;
Sextas-feiras de 16h00 às 18h00.

  • Público-alvo: Aberto a toda comunidade universitária, bem como comunidade externa à UnB

 

Mesmo longe, estamos perto: grupo para pessoas com familiares infectados pela covid-19

O grupo “Mesmo longe, estamos perto” é um grupo online e gratuito para pessoas que estão passando pela experiência de ter um familiar com covid-19. O grupo propõe auxiliar aqueles que possuem dúvidas sobre as medidas de contenção do contágio, sobre o próprio tratamento e gravidade do estado do parente e sobre o que fazer quando alguém próximo testa positivo ou está internado. Além disso, propomos que seja um espaço de acolhimento, para que todos possam expressar as angústias, preocupações e ansiedades que a situação possa estar causando. O grupo ocorrerá toda terça-feira às 14h. O link do encontro será enviado por e-mail algumas horas antes do encontro e também constará ao fim do formulário de inscrição.

  • Público-alvo: Aberto a comunidade interna e externa à UnB

 

Oficina Canções e Reflexões

Venha participar da oficina canções e reflexões, com a psicóloga Fernanda Cardoso. Nela você poderá escutar músicas, expressar sentimentos e emoções. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 15h, por meio da plataforma Jitsi Meet.

  • Público-alvo: Aberto a toda comunidade universitária.
  • Inscrições: Ação suspensa por tempo indeterminado.

 

Grupo Sonhar

Grupo psicossocial para toda a comunidade universitária onde os sonhos podem ser compartilhados!
O Grupo, que é coordenado pela Dr. Kátia Tarouquella. Os encontros ocorreram nas segundas-feiras às 19h e terça-feira às 12h15 pela plataforma Google Meet.

  • Público-alvo: Aberto a toda comunidade universitária

 

Grupo de FotoDiálogo

Com certeza, você já ouviu o ditado: “uma foto vale mais que mil palavras”, certo?! Esse é o grupo para você colocar isso em prática, pois será através de imagens e fotos que você poderá trabalhar aquele ponto onde a palavra falha e compartilhar o que sente nesse contexto de pandemia e distanciamento social. O Grupo de Fotodiálogo é um grupo psicossocial para toda a comunidade. Inspirado nos grupos de Fotolinguagem© desenvolvidos por Claudine Vacheret.
Os encontros são divididos em dois tempos: o primeiro se refere à escolha das fotos e o segundo para falar sobre estas escolhas e partilhar o que as imagens e as histórias ouvidas suscitaram. Não é necessário trazer suas próprias fotos, as imagens serão apresentadas pela equipe.
O Grupo é coordenado pela Profa Kátia Tarouquella, do PCL/IP/UnB.
Os encontros ocorreram nas quartas-feiras das 16h às 17h15 pela plataforma Google Meet.

  • Público-alvo: Aberto à comunidade interna e externa à UnB

 

Terapia de Família 

A terapia de família está aberta a todos da comunidade universitária da UnB que tenham interesse em trabalhar suas questões junto a sua família. A terapia será dirigida por dois terapeutas em formação pelo Instituto de Ensino, Extensão e Pesquisa - APRENDER VIVO, tendo a professora Marlene Marra como supervisora. O atendimento é online a depender do combinado entre a família e os terapeutas. Para participar da Terapia de família, solicitamos que você preencha este formulário. Garantimos o sigilo das informações. Qualquer dúvida sobre o funcionamento desta terapia entre em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

  • Público-alvo: Comunidade universitária da Universidade de Brasília 

 

Terapia de Casal

A terapia de casal está aberta a todos da comunidade universitária da UnB que tenham interesse em trabalhar suas questões conjugais. A terapia será dirigida por dois terapeutas em formação pelo INTERPSI - Instituto de Pesquisa e Intervenção Psicossocial, tendo a professora Eveline Ramos como supervisora. O atendimento é online a depender do combinado entre a família e os terapeutas, seguindo as orientações de segurança em razão da pandemia. Para participar da Terapia de casal, solicitamos que você preencha este formulário. Garantimos o sigilo das informações. Qualquer dúvida sobre o funcionamento desta terapia entre em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Público-alvo: Comunidade universitária da Universidade de Brasília

 

Instagram Travessia

O Instagram @travessias.pandemia é um espaço virtual de troca de experiências sobre a pandemia de Covid-19, no qual vídeos, áudios, desenhos, cartas, relatos, indicações de filmes, livros e/ou ações sociais são compartilhados. O objetivo é ressignificar as travessias neste momento desafiador.

  • Qualquer forma de expressão pode ser encaminhada para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou compartilhada no Instagram por meio do uso da #travessiaspandemia.
  • Público-alvo: Aberto a toda a comunidade acadêmica.

 

 

 

Técnicas de Relaxamento

A hipnoterapia é um método de intervenção auxiliar em saúde mental que possibilita obter um relaxamento mais profundo, em menor tempo, organizando os pensamentos de quem está praticando. Entre os benefícios estão o controle da ansiedade, redução da tensão muscular, melhora na qualidade do sono, aumento da concentração, entre outros.

Os encontros ocorrem nas terças-feiras, às 09h30 e às 12h30, na modalidade remota, enquanto durar o estado de emergência em saúde pública no Distrito Federal e no Brasil.

  • Público-alvo: Aberto a toda a comunidade universitária da UnB

 

 

Xô Stress!

Visa à redução do estresse e da ansiedade por meio da prática de técnicas de meditação e de relaxamento. A cada encontro serão praticadas técnicas diferentes e complementares. Não é necessária experiência prévia em meditação.

Os encontros ocorrem nas quartas-feiras às 20h e sábado às 16h, na modalidade remota, enquanto durar o estado de emergência em saúde pública no Distrito Federal e no Brasil.

  • Público-alvo: Aberto a toda a comunidade acadêmica

Observação:

A seleção será realizada por ordem de inscrição.

A atividade ocorre on-line pela plataforma “Zoom Cloud Meeting”, que pode ser utilizada no computador ou pelo celular através de aplicativo. A plataforma utilizada está sujeita à modificação.
As comunicações serão realizadas pelo grupo no WhatsApp e pelo e-mail.

 

Atividades realizadas em 2020

 

 

O que te mantém de pé na quarentena? 

Uma iniciativa dos bolsistas da CoEduca - do Projeto Acolhimento da Faculdade de Planaltina - FUP-UnB, que apresentam por meio de poesias/desenhos/jogos o que tem despertado novos aprendizados e novos significados neste momento de reclusão social. O Objetivo é ser um canal para despertar motivação diária a quem compartilha seus sentimentos, brincadeiras e para quem lê as poesias e as atividades propostas.

 

A Educação dos Filhos em Período de Pandemia

O grupo tem como objetivo refletir sobre a educação dos filhos nesse momento de isolamento físico e se propõe a ajudar a encontrar possibilidades criativas para lidar com essa nova situação que tem gerado angústias. Esse momento exige dos pais uma atitude de educador para a qual não estão necessariamente preparados e pode gerar sofrimentos.

Ao refletir sobre os desafios do momento, o grupo pretende diminuir o estresse, de modo a ajudar os pais a criarem uma relação com seus filhos e a escola de compreensão e muito afeto.

O grupo foi coordenado pela professora Regina Lúcia Sucupira Pedroza (PED-UnB, vice-coordenadora do CAEP) e ocorreu às sextas-feiras, às 16h, na plataforma zoom.

  • Público-alvo: Pais e mães da comunidade da Universidade de Brasília

 

Vínculos e Reflexões: Grupo para pessoas em luto pela perda de familiares vítimas da COVID-19

O grupo Vínculos e Reflexões está voltado àqueles que vivenciam o luto por uma pessoa querida perdida em decorrência da COVID-19. Serão incluídos no grupo apenas aqueles que passaram pela perda em função da COVID-19, pois o compartilhamento de uma experiência em comum é um elemento essencial para que se crie um ambiente de confiança, apoio e identificação mútua entre os membros do grupo.

O grupo oferecerá um espaço para que os participantes abordem a notícia do adoecimento e da morte do participante, as dificuldades e as estratégias utilizadas no processo de elaboração do luto. Também será possível falar sobre a pessoa que se foi e reconhecer a sua importância, bem como refletir acerca das expectativas em relação ao futuro.

Serão realizados seis encontros às segundas-feiras, das 14h30 às 15h30, com início no dia 19/10, via plataforma Google Meet, com disponibilização de 80 vagas.

  • Público-alvo: Aberto a toda comunidade universitária, bem como comunidade externa à UnB

 

Práticas de Mindfulness

Com o objetivo de acolher e atender a comunidade da UnB neste difícil momento, o Subcomitê sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial vinculado ao Comitê Gestor do Plano de Contingenciamento da COVID-19 da Universidade de Brasília vem oferecer encontros on-line para práticas de intervenções baseadas em Mindfulness, como práticas multimodais que incluem relaxamento, centramento e psicoeducação; por meio de visualização guiada, consciência da respiração e alongamentos. As práticas serão ministradas pela Psicóloga do Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (CAEP) Virginia Turra, e visam instrumentalizar os(as) participantes com recursos específicos para potencialmente desenvolverem, à sua própria maneira, as capacidades autorregulatórias atencional e emocional.

Os encontros ocorrem duas vezes por semana, às quartas-feiras às 8h e sextas-feiras às 18h.

  • Público-alvo: Aberto a toda a comunidade universitária da UnB

 

Roda de Conversa "Clássicos Literários"

Os livros serão de escolha conjunta e sempre com temas que fujam desse momento que estamos vivendo. 

Se você gosta de ler e tem muitas indicações de bons livros, venha se juntar a nós! Os encontros ocorrem todas as quintas-feiras, às 16h via Google Meet.   

  • Público-alvo: Aberto à comunidade interna e externa

 

Bate-papo Literário
O Bate-papo Literário é uma proposta do Projeto "Nós em Casa", com o objetivo de estimular a leitura prazerosa e o contato e a aproximação, em tempos de distanciamento social, por meio da literatura.

Os encontros ocorrerão mensalmente, em data a definir e divulgada com 1 (uma) semana de antecedência do evento, na modalidade remota, enquanto durar o estado de emergência em saúde pública no Distrito Federal e no Brasil.

  • Público-alvo: Estudantes, docentes e técnicos da Universidade de Brasília. 

  

 

Indicação de filmes

Essa ação consiste na seleção de filmes infantis e tem a intenção de ser um convite aconchegantepara assistir com os familiares as obras cinematográficas, bem como, apresentar na sinopse das indicações, reflexões para este período de reclusão social.

Instagram: @CoEducaunB

E-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Instagram Travessia

O Instagram @travessias.pandemia é um espaço virtual de troca de experiências sobre a pandemia de Covid-19, no qual vídeos, áudios, desenhos, cartas, relatos, indicações de filmes, livros e/ou ações sociais são compartilhados. O objetivo é ressignificar as travessias neste momento desafiador.

  • Qualquer forma de expressão pode ser encaminhada para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou compartilhada no Instagram por meio do uso da #travessiaspandemia.
  • Público-alvo: Aberto a toda a comunidade acadêmica.